SEMADESC/MS e Comitê do Fogo de MS lançam 1º Seminário de Incêndios Florestais 2024 e balanço operacional do CBMMS 2023/24 de Mato Grosso do Sul

Categoria: CORPO DE BOMBEIROS, DEFESA CIVIL, DESTAQUE, IMASUL, INCENDIOS FLORESTAIS, MANEJO INTEGRADO DO FOGO, PEMIF, SEMADESC/MS | Publicado: terça-feira, fevereiro 6, 2024 as 12:18 | Voltar

Campo Grande (MS) - A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (SEMADESC/MS) e o Comitê Interinstitucional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais de Mato Grosso do Sul (Comitê do Fogo de MS) realizam nos dias 21 e 22 deste mês de fevereiro de 2024, o 1º Seminário de Prevenção aos Incêndios Florestais de Mato Grosso do Sul voltado às entidades e população em geral com interesse pelo tema e o encontro de bombeiros militares para realização do balanço operacional das ações relativas à temporada de incêndios florestais de 2023 e formulação de atividades e ações para o ano de 2024.

Os interessados podem se inscrever nos eventos presenciais conforme o link online, até o dia 20 de fevereiro de 2024 (terça-feira). Telefone de contato: 67 3318-5076.

Os eventos presenciais ocorrerão junto aos auditórios Pedro de Medeiros e Tertuliano Amarilha no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, sito à Av. Waldir dos Santos Pereira, s/n, Parque dos Poderes, Campo Grande/ MS. No auditório Pedro de Medeiros ocorrerá o 1º Seminário de Incêndios Florestais 2024 de Mato Grosso do Sul aberto às instituições e comunidade em geral. No auditório Tertuliano Amarilha será a oportunidade aos bombeiros militares que atuaram ativamente na Temporada de Incêndios Florestais de 2023 em todo o Estado avaliarem os serviços prestados e proporem oportunidades de melhorias para o ano de 2024.

A ação é uma das diversas ações planejadas para ocorrer ao longo do ano de 2024, com a finalidade de fortalecer o Plano Estadual de Manejo Integrado do Fogo, conforme previsto no decreto estadual n.º 15.654 de 15 de abril de 2021, envolvendo diversos atores institucionais e sociedade em geral frente ao desafio desta temática cada vez mais recorrente.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA/ONU) pautou sobre incêndios florestais em 23 de fevereiro de 2023. Frise-se, da matéria acima os seguintes tópicos:

· “(...), prevê um aumento global de incêndios extremos de 14% até 2030, 30% até o final de 2050 e 50% até o final do século. Até mesmo o Ártico, antes completamente imune, agora enfrenta riscos crescentes de incêndios florestais.”.

Assim, a oportunidade de criar um espaço para tratar do enfrentamento aos incêndios florestais no território de Mato Grosso do Sul é fundamental, aliando experiências locais e regionais, bem como, trazendo para o debate profissionais de outros Estados ou mesmo de outros países para qualificar a atuação sistêmica e coordenada em prevenção, preparação, resposta e responsabilização e reabilitação ambiental em todo o Mato Grosso do Sul.

Programação do 1º Seminário de Incêndios Florestais 2024 de MS:

Dia 21/2/2024 (quarta-feira):

• 8h – Abertura.
  • 8h20 – Palestra "O programa regional de assistência a desastres (RDAP) do escritório de ajuda humanitária da USAID na América Latina e Caribe."
  • 9h 35 – Compensação ambiental em Incêndios Florestais: olhares da Secretaria Executiva de Meio Ambiente da SEMADESC/MS.
  • 9h50 - Intervalo.
  • 10h15 - Painel do clima em Mato Grosso do Sul: histórico, atualidades e ações em desenvolvimento.
  • 10h45 - Apresentação das ações da fase 2 da Temporada de Incêndios Florestais de 2024 do CBMMS.
  • 11h00 - Ações e resultados das brigadas com os fazendeiros da Nhecolândia (SOS Pantanal e ICAS).
  • 11h15 - Atuação e governança das ONGs pela WWF Brasil, doação oficial de kits pick-up para as instituições parceiras do Comitê do Fogo de MS, através do IMASUL e palestra sobre Inteligência Artificial aplicada aos incêndios florestais.
  • 13h30 – Resposta aos incêndios florestais: apresentação do CBMMS de resultados obtidos na TIF 2023 e previsão para ampliação de resposta operacional para 2024.
  • 14h30 - Responsabilização em incêndios florestais: o papel do Ministério Público Estadual e instituições parceiras.
  • 15h30 - Intervalo.
  • 15h50 - O perfil de projeto do BID para o Pantanal brasileiro: estratégia sistêmica para mitigação, prevenção, e combate à incêndios e queimadas nas áreas rurais do pantanal brasileiro.
  • 16h50 - Encerramento do dia.

Dia 22/2/2024 (quinta-feira):

• 8h – EMBRAPA Pantanal: painel sobre os corredores ecológicos da  Lei do Pantanal em vigor e os incêndios florestais.
  • 8h50 – UFMS: o uso do fogo no manejo da vegetação pantaneira.
  • 9h50 - Intervalo.
  • 10h10 - FAMASUL e ABPO: estudo de caso e as iniciativas frente aos incêndios florestais em MS.
  • 10h40 - WETLANDS: Inteligência de fogo em áreas úmidas.
  • 11h30 - IMASUL: os planos de Manejo Integrado do Fogo (PMIF) em áreas particulares de MS.
  • 13h30 - Sistema ÓRION de Inteligência de fogo adotado no Estado do Mato Grosso.
  • 14h30 - Mesa redonda com integrantes do Comitê do Fogo de MS e suas câmaras técnicas: apresentação de propostas pelos participantes e avaliação do seminário.
  • 15h30 - Intervalo.
  • 15h50 - Considerações finais dos participantes.
  • 17h - Encerramento.

Programação do Balanço Operacional do CBMMS de 2023/24 de MS:

Este evento está sob responsabilidade da Diretoria de Proteção Ambiental (DPA) do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS), que pode ser contatada através do telefone (67) 9 9239-8304.

Realização:

Patrocínio: